domingo, 16 de agosto de 2009

Jornal Aventuras: Nº 14

Jornal Aventuras nº 14
Janeiro de 2007
"Fomos conhecer a cachoeira de Paulo Afonso, para saber de onde vem a energia que ilumina a nossa cidade. Entramos na terra até onde ficam as turbinas da usina que produz a energia com a força da cachoeira. Andamos na rota do cangaço. Visitamos o museu da estação de trem de Piranhas. Fizemos a pé, no sol muiiiiito quente, a trilha pela caatinga que vai para a gruta onde o Lampião foi assassinado. Passeamos de barco pelo rio São Francisco e navegamos no canyon da usina de Xingó. Ficamos hospedados em um hotel em Canindé do São Francisco, já do lado da Bahia. Mergulhamos numa água bonita, assim esverdeada, por baixo de uma caverna. Bonito também foi o nosso passeio na cidade de Penedo, em Sergipe. Fomos de barco pela procissão de Bom Jesus dos Navegantes. Os barcos buzinam muito. O rio fica cheio de barcos de todo tamanho. Passamos pela cidade onde nasceu o Artur Bispo do Rosário, que era um homem considerado louco, mas que fez obras de arte magníficas. Em Alagoas conhecemos o Quilombo dos Palmares. No Crato nos encontramos com o Abidoral Jamacaru, um amigo do Papai que é artista muito bom. Em Caruaru gostei do Alto do Moura, onde tem muito artesanato e a casa do Mestre Vitalino. Depois viajamos para a Paraíba e conhecemos o Vale dos Dinossauros. Pisamos nas pegadas deles. Ficamos hospedados no Brejo das Freiras e tomamos banho de argila medicinal" (Artur).